Gary-GulmanGary-Gulman

 

Dicas de Escrita por Gary Gulman

O comediante Gary Gulman decidiu que durante todos os dias de 2019, lançar dicas de escrita para comediantes stand up. Decidi reunir aqui todas, e ir traduzindo ao longo do ano. Em blocos, provavelmente. Espero que seja útil pra você, por que está sendo pra mim. 🙂

Traduzido por Amauri Silva e Daniel Sartório

AS DICAS
“Se você acabou de começar, salve essas dicas e volte depois do seu 50º show”

1) Grave todo set. A parte difícil: Escutar e transcrever tudo que você quer dizer de novo. Às vezes é deprimente, mas te leva a fazer a parte mais difícil que é sentar e escrever. Normalmente, você vai pensar em algo para adicionar ou mudar. Isso funciona pra mim. Por mais que você ache que sua memória é boa, você vai frequentemente esquecer peças chave das suas piadas e improvisos que você possa ter feito. Isso ajuda muito, especialmente no início de sua carreira quando você está tentando ter mais tempo de material.


2)Escreva sua piada favorita palavra por palavra. 1 frase de cada vez. A cada frase completada, analise palavra por palavra. Por que a piada funciona? Como é o ritmo criado pelas silabas? Como as frases constroem para a punchline? Qual a gramática da comédia? Você pode usar menos palavras ou frases? Você pode fazer isso em qualquer momento da carreira, mas é provavelmente melhor no início. Se parece assustador escrever todas as piadas, você deve saber que o imortal Hunter S. Thompson transcreveu O Grande Gatsby palavra por p-a-l-a-v-r-a. Minha piada favorita?
“Além disso Sr Lincoln, como foi a peça?” Larry The Cableguy

3)A de hoje é para veteranos. Vasculhe os seus caderninhos. Você provavelmente vai encontrar uma premissa ou frase que você esqueceu.  (Eu achei uma piada promissora em um caderninho de  2015 ontem). Reescreva a ideia promissora com a habilidade que você adquiriu desde que a escreveu pela primeira vez.


RT da esposa do falecido Mitch Hedberg, Lynn Sharcroft.
“Eu achei CENTENAS de ótimas premissas e piadas nos cadernos do Mitch. Quando eu as leio eu vejo “sementes” de piadas que ele usou anos depois de escreve-las no papel.  Incontáveis ideias/palavras/conversas/escrita livre.

4)Procrastinando? Abre o seu caderno/notebook. Coloque um alerta pro seu número favorito entre 15 e 19 minutos. ESCREVA ATÉ O ALARME TOCAR. NÃO CHEQUE SEU CELULAR! Se você se sentir bem, e normalmente se sente, continue escrevendo.

4A) Se você está sofrendo de depressão ou ansiedade, como muitos de nós, não deixe essas dicas acumularem com isso. Eu não consegui seguir nada disso quando eu estava doente. Agora que estou saudável, elas são fáceis de seguir. Se você está deprimido, salve as dicas e trabalhe em se sentir melhor. A comédia pode esperar.

RT “Umas das piores coisas da depressão é que ela é cíclica. Ela se alimenta dela mesmo. Quanto mais queremos algo que não podemos ter agora, pior nos sentimos sobre nós mesmos e isso reforça a depressão. Seu conselho é certeiro. Não transforme objetivos como metas finais.

5) Mark Twain disse: “A diferença entre a palavra quase certa e a palavra certa é a diferença entre um vagalume e um relâmpago.” (Nota do Tradutor: Essa foi a tradução já usada pra mesma frase que é, em inglês: “The difference between the right word and the almost right word is the difference between lightning and a lightning bug.” Não é ideal. Mas não consegui fazer melhor.)

6) Palavras com o som “bu” “pu” e cu” especialmente no inicio e fim são mais engraçadas. Ninguém sabe o porque. “Kombi” é mais engraçado que “Wolksaggen”. Eu descobri isso cedo. Achei que todos sabiam. Não sabem. Pegue palavras mais simples e tente trocar por palavras mais engraçadas.
(Nota do Tradutor: não consegui achar em português quais sons seriam mais engraçados. Mas dá pra entender a ideia)

7) Encontre com um(a) amigo(a) comediante e bata suas piadas/premissas/ideias. Pergunte “Isso é engraçado?” Seja honesto mas gentil, e NÃO FIQUE ESPERANDO A SUA VEZ. Diga a ele se você já ouviu algo parecido. 2 pessoas é melhor, mais é ok. É um dos exercícios mais úteis e divertidos.

7A) Mesmo se o seu parceiro te só te dá confiança na nova piada/ideia. Isso é INESTIMÁVEL. Muitas vezes eles vão sugerir excelentes adições e tags ou ângulos diferentes. E também te dá um local confortável pra dizer suas ideias alto.

Não seja como o comediante escroto que passa todos as suas ideias e na hora de ver a dos outros tem que ir embora.

Não ache que você precisa ser FOCADASSO NO TRABALHO e escrever o tempo inteiro. A melhor parte da comédia são as amizades. Às vezes você só precisa de alguém pra reclamar do Comedy club. Mas coloque um limite nisso também.

RT de outro comediante sobre o assunto.
“Geralmente você pode descartar a primeira ideia que aparece na sua cabeça, por que provavelmente apareceu em outras cabeças também. Piadas obvias são promiscuas”

8) Quando for testar novas piadas, você tem que estar PREPARADO. Começe com piadas garantidas para ter certeza que a plateia está receptiva, e para ver a diferença do volume de risadas entre material novo e o garantido. Deixe uma piada boa no gatilho caso as piadas novas morram.

8a) Falhar em se preparar é preparar para falhar” Treinador de Basquete John Wooden. “É ok falhar! Falhe muito! Mas não falhe por que você foi preguiçoso” - Garry Shandling

8b) 99% dos comediantes que amo estão olhando suas anotações antes de subir no palco. Isso não é coincidência.

9)Canibalize seu set/ato. Vá no seu inventório de piadas e realoque algumas piadas ou pedaços de piadas. Adicione-as nas piadas que estão funcionando para dar mais densidade ao seu show. Você só precisa de dar um tempo para achar uma conexão

“Teste a mesma piada com o menor número de palavras que você conseguir e veja se consegue a mesma risada.” - Mike Mirbiglia

10)Suba no palco! Escrever uma piada no papel é menos de 50% do processo. Você precisa de uma quantidade ridícula de tempo de palco antes de entender como escrever para a platéia que vai assistir stand up. Quando eu comecei meu mínimo semanal era 5 shows.

10a) Eu costumava subir no palco quando um amigo que tocava em bar dava uma pausa. O publico não ouvia nem uma palavra que eu dizia. As vezes eu dizia a mesma piada três vezes, set pra praticar o ritmo e apresender a usar um microfone. 

11)Teve um show ruim? Vai pra casa e escreva. Teve um show incrível? Vai pra casa e escreva. O Rafinha Bastos apareceu pra fazer e te remarcaram? Vai pra casa e escreva. Poucas coisas podem te tranquilizar de se sentir injustiçado na cena como escrever, que é uma das poucas coisas que você tem total controle.

11a)Não estou dizendo pra não se divertir conversando com os outros comediantes. Mas você precisa por um limite nisso. Você terá tempo o suficiente quando for comediante profissional.

12)Leia o “Autossuficiência” do Emerson AGORA! Já leu? LEIA DE NOVO! Tem outro dentro. Essa dica será a menos popular até agora, mas com certeza a mais valiosa. 
[https://medium.com/diarios-de-kairos/autossufici%C3%AAncia-por-emerson-uma-tradu%C3%A7%C3%A3o-livre-447be3c575b2?fbclid=IwAR0hrjH_Wy0LtglbOGVoGyzAnzm-wJ1MsbcHW9u1F3Q85yXDCGL2obg3MnU]
Se no final do ano você não for uma comediante mais forte, inspirado e original, é por que você não seguiu a dica 12.

13)Eu tenho enquadrado na parede do meu quarto: “Sempre tentou. Sempre falhou. NÃO IMPORTA. Tente de novo. Falhe de novo. FALHE MELHOR.” Hoje vá no palco e faça algo que você tem medo de fazer, que vc tem quase certeza que vai falhar. (A não ser que seja um show mais importante.)

14)O melhor insight que eu já tive: Quase todo show que você fizer, virá de outros comediantes. Trabalhe bem junto. Não ultrapasse o seu tempo. Seja original. Seja solidário. ESCREVA MUITO! SEJA GENTIL!

15)Sabe aquela piada que você tá cansado de contar? Escreva/digite ela com um espaço branco entre cada frase. Adicione detalhes, mude palavras ou expanda a ideia. Pra mim, a não ser que a piada esteja gravada em um Especial, ela não tá pronta. Quando a plateia começar a dublar a piada junto com você, ela tá pronta.

16) Seja o comediante que você quer assistir. Pense sobre as coisas que você queria que alguém fizesse piadas sobre quando você está na platéia. Faça uma lista de tópicos e ideias que você fica EMPOLGADO de ver alguém discutir. Vire esse comediante. Você tem 30 anos.

17) Se seus show tão sempre ótimos e muito altos. Você não tem certeza que ainda é um desafio. Nos próximos meses  peça para ser o primeiro. É um ótimo jeito de testar o seu show. Quem comanda a noite vai te amar por isso. Quando comecei eles chamavam de “Levar a bala”

18)Leia Livros. Escute audiobooks. Você precisa de um imenso repertório de palavras para escrever piadas interessantes. Se você bombardear seu cérebro com palavras, isso vai melhorar sua escrita. Você também vai aprender novas ideias e insights pra escrever sobre. PESQUISE AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

18a)”Você não pode ser um bom escritor sem ser um leitor devoto!” JK Rollings. Peças contam! Roteiros contam! Quadrinhos contam! Audio conta! Jornais também contam! Tablóides não!

19) Varie as palavras do seu material. Não fique usando sempre as mesmas. Se você tem uma palavra que é crucial para a sua punch-line não a use antes do final, isso vai diminuir o impacto. Por isso que gravar e ouvir seu set é tão importante.

20) Hoje, tente eliminar aqueles cacoetes verbais. Os “é foda...”, “que mais...” depois de uma piada que não entrou, também os trejeitos típicos de quando esquecemos a próxima piada. As gaguejadas e vícios de linguagem que atrapalham o ritmo. Novamente, grave e OUÇA seu set!

22) Assista seus colegas, você pode aprender muito. Os bons vão te inspirar, os ruins vão te ensinar com as falhas. Você pode observar a platéia e também prestar atenção nas premissas que estão sendo muito utilizadas para evitá-las no seu material. Além do que você pode ajudar um colega oferecendo uma boa ideia.
A dica de hoje é sobre... timing. É possível que eu fale mais sobre isso durante a semana caso gere interesse.

23) Timing. Alguns dizem ser “essencial” outros “inútil”. Você pode sobreviver com um timing fraco, mas com um timing excelente você pode estourar. Pode demorar mil shows para aprender. EXPERIMENTE em todos os shows pra ver o que funciona melhor. Um dia você simplesmente vai sentir.

24) Você se torna perito em alguns assuntos apenas pela paixão. Faça uma lista desses assuntos e escreva piadas sobre eles. Escrever sobre algo que você tem amplo conhecimento vai te levar a um material original e interessante. Patton Oswalt é incrível nessa modalidade. Por hoje, pense nas suas obsessões.
 
25) Não tem problema nenhum ter um trabalho durante o dia. Escreva. O clássico Clube dos Pilantras foi inspirados nas recordações do roteirista de quando ele trabalhava em um prepotente clube de golfe. As experiências vão te inspirar a criar piadas/séries/roteiros e isso não tem preço. Hoje escreva sobre um trabalho.

26) Hoje, analise todo seu material. Escreva/digite. Identifique e crie conexões lógicas entre as piadas. Pode ser mais fácil manter a atenção da plateia quando você permanece mais tempo no mesmo assunto.
Eu farei o Conan na quinta-feira. A dica da semana será sobre se preparar e apresentar um set de TV de 5 minutos. Se você for um comediante novo, guarde essa dica pra quando chegar a sua vez. De novo, essas dicas funcionaram PRA MIM. Você me pedirá dicas pra conseguir fazer stand up na tv. Eu já te dei 26. Além de escrever boas piadas, eu não tenho outra ideia de como você pode conseguir isso.

27A) Você irá desenvolver seu set com um produtor. A maioria deles é excelente e podem te dar dicas valiosas. JP do Conan e a Jessica do Colbert tem sido ótimos. Seja educado e profissional. Deixe claro suas preferências, mas não seja chato.

27B) Isso parece óbvio mas pratique seu set na frente da maior quantidade de plateias possíveis, boas e ruins, até você ficar de saco cheio. Especialmente se for seu primeiro set na tv, você precisa saber a fundo.

27C) Grave vídeos se possível e então poderá eliminar os trejeitos físicos que não te agradam. Veja como você aparenta em vídeo e então ajuste para como você quer parecer. Faça mudanças para deixar o set compacto, espremendo a maior quantidade de piadas que conseguir. Só esclareça as mudanças feitas para o produtor.
 
  
 28)One thing to take the stress out of a TV set or any big show is to ignore the 8 Mile idea that you only get “one shot”. NONSENSE!!! If you’re kind and WRITE you’ll get 60+ shots. It’s an ultra-marathon. B Rabbit got a second shot later that month! PERSIST

29)Feel like “I’m too old. I’ve been doing it so long. I can’t get any better.”? George Carlin said he really figured it out in 1988. He was 51 and at the time he was GEORGE CARLIN!!! Don’t stop pushing yourself. You owe it to your audience and yourself. #GulManTip #WriteNow

30)Today, Remove your ear buds for an hour +. Take time to ruminate in your head and toss around ideas. If you can think out jokes while listening to music, I envy you. For a lot of us near silence is best. If you need the distraction for anxiety I get it.

31A) Day of Show: Bring a calming friend who hasn’t appeared on the show you’re doing so you can try to get them on in the future. If you’re a napper plan one that won’t make you groggy at show time. Run your set in your head or out loud many times. Exercise. #GulManTip #WriteNow

31B)It’s still very hard to get a TV Set. Don’t think about what it can lead to. This is a milestone. It doesn’t have to lead anywhere. The kid who watched standups on TV growing up would be blown away by you. Congratulations! #GulManTip #WriteNow

31C)Watch me on Conan @TeamCoco tonight! When I tug on my ear lobe it’s to say hi to Carol Burnett’s grandmother. #NewBlazer

31D) If it’s your first time: Ask for your introduction cue cards signed by the host. They’re a fun memento. Frame them with some or all of your appearance fee. #GulManTip #WriteNow

32)Today’s tip is a challenge. February is the shortest month. I want you to write EVERY SINGLE DAY. You don’t have to write all day. You do have to write every day or be marked incomplete. Put your head down. Look up on March 1 a stronger comic. #GulManTip #WriteNow

33)Change your writing routine today. If you usually write on a laptop, write longhand and vice versa. If you write in small note pads write in a big notebook. I may be imagining it but I think using unruled note books changed my writing years ago. #GulManTip #WriteNow #Day2!

34)Today, start by going over your writing from the past few days. Highlight or mark the parts you like and organize them so you can remember to try them on stage next chance you get. Review them before your show. Repeat this tip regularly. It’s important! #GulManTip #WriteNow

35)If you’re struggling to find an area to write about today, you can always find original jokes by examining your family. Identify the unique aspects of your family in writing. It’s a rich vein you could mine through March and beyond. #GulManTip #WriteNow

36)I’ve heard this attributed to both Leno and Seinfeld. “I never worried about agents or deals or auditions. All I worried about is: Am I getting funnier?” For the rest of February and March ignore the bullshit. Just get funnier. Godspeed. #GulManTip #WriteNow

37)My favorite writer @Kurt_Vonnegut said he wrote for an audience of one, his sister Alice. I write for a 21 year old me. Today think about your ideal audience member. This should help you narrow your writing focus and help you find your voice. #GulManTip #WriteNOW

38)Want to stand out? Avoid hacky topics. You know what they are. Unless you’re Pryor I don’t have time for your angle. But @_______ said “There’s no hacky premise! It’s what you blah blah blah.” I disagree. No one’s ever been accused of being too original. #GulManTip #WriteNow

38A) Watch the comics before and after you. The topics that keep getting brought up, Tinder, TSA are most likely hacky. Instead of accusing theft, write on a less pedestrian topic. #GulManTip #WriteNow

38C) You really have to be your own judge of these things. I don’t feel comfortable being the arbiter of hackiness. Be strict with yourself. It will pay off later. In response to @ThatJordanBrady

39)This weekend, spend two hours in an art museum. Notice how meticulous and precise the artists are with their paintings/sculptures. Consider the countless choices they made. Seeing masterpieces up close makes writing a joke seem far less daunting. #GulManTip #WriteNow

40)This weekend do something new and/or ridiculous. Examples: Take a date on a hot air balloon (@RyanHamilton), fight anarchy at Trader Joe’s (The Gul), be a Jew at a meeting of young Antisemites (@alexedelman). #GulManTip #WriteNow

41)You know those quirky little things you do and think? Collect them in a file or on paper. Even if you’re a story teller you can use these as details to add depth and distinction to your jokes. #GulManTip #WriteNow

42)If you’re still with the challenge, writing every day is now habit. Hopefully you’ve had a session where it flows. When you’re in a flow DON’T STOP. Cancel appointments, stay up late, be late to lunch. The Muse is elusive. If you have her attention, WRITE. #GulManTip #WRITENOW

43)Proximity contributes to funniness. In general, a brother or sister is funnier to mention in your joke than a sister/brother in-law. Use aunt instead of a neighbor etc. Adjust your jokes to make the people closer relations. I don’t know why this works. #GulManTip #WriteNow

44)Headliners! Watch your opening acts at least the first night. When asked for it, be generous with guidance and encouragement. These comics are paid poorly and under appreciated. You can help them immensely with some small kindnesses like lunch. #GulManTip #WriteNow

45) Don’t worry about “burning” material on a special or album. Hoarding jokes may signal your brain that you’re out of ideas. “You can’t use up creativity. The more you use, the more you have.” - Maya Angelou #GulManTip#WriteNow

46)Your most original, compelling ideas will come from inspiration which I see as a type of luck. If you’ve been writing every day you’re starting to get luckier. The month is halfway done. Keep writing~~#~~GulManTip#WriteNow

47) Limitations often breed creativity. Today, set in writing some restrictions for your act. (“I won’t talk about ______. I’ll only write jokes this month about _______.”) It seems counterintuitive but it works. #GulmanTip #WriteNow

48) Hosting/MCing shows is a great way to become comfortable on stage and develop a valuable skill. Volunteer to MC shows and it will pay off in many ways. One great thing is that you can consult your notebook and then go back on and try a new bit. #GulManTip #WriteNow

49) 49) SPECIFIC is usually funnier than general terms or words. Go through your set today and find where you were general and change to a specific. There will be cases where general is still funnier. Use good judgement. #GulManTip #WriteNow

50) Hopefully you’re writing for longer periods now. You’ll notice it takes time to warm up. After you warm up go back to the beginning of your session and make changes to the jokes there. I just learned this and it’s very helpful. #GulManTip #WriteNow

51) Get out of the house! There are too many distractions and temptations (mostly to nap) in your home. Go to a coffee shop or book store or library (my favorite) and write. #GulManTip #WriteNow

52) You have a new joke. It seems too easy. Go online and type in some of the joke and see if someone has said something similar ANYWHERE. Ask your comedy obsessed friends if they have heard anyone do a similar bit. #GulManTip #WriteNow #shepardize

53) Listen to a recent recording - I know it’s excruciating and it won’t get much easier. Pause every sentence or two. 1) Can you say it in less words? 2) Can you add or change something to make it funnier? Press play and repeat.#GulManTip #WriteNow

54) If you suffer from mental illness make sure comedy is helping you cope or feel better or get out of the house and be with people. If it’s adding to your suffering, take a break and get healthy. Comedy can wait. #GulManTip#RIPBrodyStevens @BrodyismeFriend

55) This one will meet with resistance. Many of us lean toward sloth but exercise, even just a long walk, fuels creativity. Try your best not to listen to music or podcasts. If you’re ruminating on your act it counts as writing. #GulManTip #WriteNow #WalkNow

56) Choose at least one thing to work on during every set. Work on a new joke, adding a physical component, a character or voice etc. every single time you take the stage. This helps at every level. #GulManTip #WriteNow

57) As they say in AA “Compare and despair.” It’s human nature but it’s time better spent reading/writing. Be happy for the good guys/women/et al. Keep your head down and work. Some day it will be you. #GulManTip #WriteNow